UEFI/EFI/GPT

 

Pessoal, estou disponibilizando um step by step guide, mostrando o procedimento que uso para instalar um sistema operacional, Windows7 X64/Windows 8.1 X64, em modo UEFI, usando partições do tipo GPT, a partir de um pendrive, usando uma imagem install.esd/wim maior que 4GB.

O que você vai precisar pra realizar esse procedimento com sucesso:

  • 1 Pendrive com tamanho suficiente pra acomodar toda a instalação do Windows;
  • Software controlador que irá fazer um “flip” no seu pendrive, permitindo que o mesmo seja reconhecido como um “disco fixo” pelo sistema operacional;
  • Uma ISO do sistema operacional, contendo quaisquer *edições, contanto que a estrutura do disco seja de 64Bits. O arquivo “autorun.inf”, presente na raíz do disco  de 64bits tem o seguinte conteúdo:

2q2jq74.jpg

Praticamente todos os pendrives vêm de fábrica como “disco removível”. Você pode inserir seu pendrive e executar o seguinte comando no cmd: “wmic logicaldisk get deviceid, volumename, description” (sem as aspas). Dessa forma não é possível criar as partições necessárias pra realizar o procedimento. Pelo que vi, cada fabricante de pendrive, tem uma controladora firmware. No caso dos pendrives originais Kingston, eles usam a controladora “Phison”. Em diversos sites, você pode encontrar um utilitário da phison, pequeno (alguns KBs), chamado “Fixed Disk.exe”, com uma interface muito simples, onde você espeta o pendrive, clica em “Get Status” e onde tem “lun0”, ao lado clique em “Fixed Disk”.

260fiwm.jpg

Você remove o pendrive e conceta novamente, e clicar em “get status”, pra confirmar se o procedimento foi concluído. Se sim, irá mostrar “Fixed Disk” ao invés de “Removable”, conforme a imagem abaixo, onde já realizei no meu pendrive e já mostra como Fixed Disk:

Ao clicar no botão pra fazer esse flip, não aparece nenhuma mensagem e comigo, não houve nenhuma alteração nos dados contidos nos pendrives em que executei essa ferramenta, no entanto, é recomendável que se tenha uma cópia desses arquivos.

Se você usou um pendrive original Kingston, que usa a firmware phison, é muito provável que tenha ocorrido 100%, pois eu fiz esse processo em quase 10 pendrives e todos funcionaram sem qualquer falha. Agora você pode executar o mesmo comando do WMIC que citei acima pra conferir ou simplesmente clicar com o direito sobre a unidade em questão, propriedades, e onde tem “Tipo” deverá aparecer como “Disco local”. Na imagem abaixo, fiz uma screenshot da minha tela, onde mostra dois pendrives meus, um como “disco local” e outro como “disco removível”. Ao lado, executei alguns comandos, mostrando esses pendrives conectados. Note que o pendrive como disco fixo local, é exibo como um HD:

 

Se você chegou até aqui sem nenhum problema, já com seu pendrive sendo reconhecido como disco local ou disco fixo, agora vamos criar as partições necessárias pra acomodar a instalação o boot em UEFI e a instalação do sistema. Pra esse procedimento, irei utilizar apenas o DISKPART.

  • Abra o “executar” e digite “diskpart”, ou abra o cmd como Administrador e digite “diskpart”.
  • FIRST PARTITION FAT32:
  • lis dis;
  • sel dis X (onde “X” é o pendrive);
  • cle (isso irá desfazer quaisquer tipo de partições existente);
  • cre par pri size=500 (irá acomodar o boot UEFI. Pode colocar maior que 500mb);
  • act;
  • format fs=fat32 quick label=”boot” (ou nome que você quiser);
  • ass
  • SECOND PARTITION NTFS:
  • cre par pri;
  • formart fs=ntfs quick label=”Windows-8.1-16.04.2015” (ou o nome que você quiser);
  • ass

Agora que o pendrive está como disco fixo, particionado em fat32 e ntfs, vamos a parte mais importante, que é copiar os arquivos de boot e instalação:

  • NTFS (ISO CONTENDO TODA A INSTALAÇÃO):
  • emule a ISO com estrutura de 64bits, caso não tenha essa ISO extraída no seu HD;
  • copie todo o conteúdo dessa ISO para a partição NTFS. Eu, geralmente faço pelo CMD, usando o “robocopy“. “robocopy X: Y: /e /r:0 /w:0”, onde X: é a ISO atualizada e Y: é a partição do seu pendrive NTFS (ou você copia do jeito que achar melhor);
  • FAT32 (CONTENDO ARQUIVOS DE BOOT COMPATÍVEIS COM UEFI/GPT):
  • copie os arquivos necessários para o boot, EXCETO alguns arquivos. Se você preferir usar o comando robocopy, digite sem aspas:** “robocopy X: Z: /e /w:0 /r:0 /xd sxs vista xp /xf install.esd y:\sources\install.exe y:\sources\setup.exe”, onde X:  é a mesma ISO usada no procedimento acima e Z: é a partição fat32. Explicando o comando acima, o mesmo irá copiar os arquivos da ISO com exceção das pastas “sxs, vista, xp”; e com exceção dos arquivos install.esd (ou install.wim), y:\sources\install.exe, y:\sources\setup.exe

Ready! Agora só resta ajustar o setup da MoBo, adequando para modo UEFI, (desabilitar legacy, ativar boot UEFI, etc) e escolher a sequência correta do boot e ser feliz.

Lembre-se que não precisa criar aquelas partições (EFI/GPT) na hora de escolher a partição pra instalar o sistema. O sistema irá criar automaticamente, no entanto, se você já tem um sistema instalado em modo MBR, não irá conseguir formatar, até que exclua todas as partições, como ocorre, quando você vai formatar em MBR um disco em modo GPT. Se for  uma instalação limpa, então é só criar a partição do tamanho desejado que as demais serão criadas.

*somente edições em 64bits serão aceitas nesse processo UEFI.

**altere o comando do robocopy para “install.wim”, caso esteja usando uma imagem sem compressão. (eu sempre uso .esd, senão fica grande demais hehehe)

 

Sugestão:

Se você se incomoda que seu pendrive irá mostrar 2 partições, você pode ocultar o volume do boot e remover a letra da partição, já que a única utilidade dessa partição, será apenas iniciar em modo UEFI. Para isso, selecione o volume pelo diskpart e digite o comando a seguir: “attributes volume set hidden” (com o volume do boot uefi, por exemplo, selecionado) e “remove letter Y”.

Se você possui pendrives originais Kingston, pode baixar o utilitário que faz o flip no pendrive aqui: http://flashboot.ru/…fixed-disk_717/

Se deseja saber a firmware controladora do seu dispositivo, baixe esse utilitário: http://www.antspec.c…sbflashinfo.zip

E aqui, você pode encontrar algumas controladoras de outros fabricantes: http://flashboot.ru/files/

 

OBS: No utilitário “Fixed Disc.exe”, sempre mostra duas opções: “lun0” e “lun1”. E em meus testes, o pendrive sempre foi a primeira opção (lun0). Da vez que fiz isso a opção “lun1”, todas as USBs ficaram sem reconhecer no sistema (como não uso teclado e mouse PS2, tive que formatar o sistema :dry: .  Mas nada que implique em acessar o bios e mudar o boot).

P.S.¹: O fato de você deixar seu pendrive como um disco fixo, pronto pra instalar em UEFI, não implica em você instalar em modo legacy/bios/mbr, logo é uma boa opção deixar seu pendrive pronto para os tipos de instalações.

P.S.²: Se você usar uma imagem AIO, com as duas arquiteturas, não conseguirá instalar o sistema em 32bits, mesmo que seja em modo bios/mbr.

Uma sugestão pro parceiro Zero, se for viável, seria lançar as ISO separadas por arquitetura, por exemplo:

“Windows_7_Pro(X64)_e_Windows_8.1_Pro_(X64).iso”, dentro de um disco em 64bits

“Windows_7_Pro(X86)_e_Windows_8.1_Pro_(X86).iso”, dentro de um disco de 32bits.

P.S.³: Se você não possui um pendrive que possa realizar o processo de conversão para Disco Fixo, você pode utilizar dois pendrives, usando o mesmo procedimento acima.

That’s all for now XD

                                                                     

By: son-kun


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *