O que é Memória CMOS – Hardware

O que é Memória CMOS – Hardware

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

/ Por K4k4r0t0


Memória CMOS


A sigla CMOS significa Complementary Metal-Oxide Semiconductor (Metal-óxido Semicondutor Complementar) se refere a uma tecnologia de fabricação de dispositivos eletrônicos semicondutores, dos mais variados tipos, como circuitos lógicos digitais.

Em um computador, trata-se de um circuito de memória volátil presente na placa-mãe de computador, a qual permite armazenar muitas informações importantes de configuração da máquina, como as configurações da BIOS, data e hora, ajustes de hardware do sistema, entre outras. É também conhecida como CMOS RAM ou NVRAM (Non-Volatile RAM / RAM Não-Volátil), e comumente armazena até 256 bytes de dados, podendo ser encontrada dentro do chipset ponte sul.

Quando falamos em “resetar a BIOS”, na verdade o que queremos é apagar o conteúdo da memória CMOS, para que seja possível refazer a configuração de hardware do sistema – ou simplesmente apagar a senha de inicialização.

É importante frisar que a BIOS em si é um programa que lê configurações de hardware e sistema armazenadas na memória CMOS durante a inicialização do computador, e não está localizada na CMOS em si – a BIOS é encontrada em outro chip da placa-mãe, notadamente a memória ROM.

Problemas de CMOS


Se o conteúdo da memória CMOS for perdido, o computador irá apresentar mensagens de erro durante a inicialização, além de perder a configuração de data e hora do sistema. Exemplos de mensagens incluem as seguintes:

CMOS Read Error
CMOS Battery Failure
CMOS Checksum Error

No geral, o conteúdo da CMOS é perdido quando a bateria da placa mãe se esgota, quando ela é retirada, ou ainda se um jumper de reset de BIOS específico é empregado. A troca da bateria resolve esse problema, mas as configurações de hardware precisam ser refeitas após.

Bateria CMOS


Como a CMOS é uma memória volátil, seu conteúdo é apagado quando a energia elétrica que a alimenta é cortada, e para evitar a perda dos dados de configuração armazenados ela depende de uma bateria instalada na própria placa-mãe para se manter.


Essa bateria é geralmente uma célula de íons de lítio CR2032 comum, de 3V, que pode ser trocada facilmente quando esgotada. Na prática, é raro ter de trocar essa bateria, pois ela costuma durar muitos anos, na maioria do caso até mais de 10 anos.


Computadores Mac, como iMacs e MacBooks também possuem memória CMOS, que nestas máquinas é conhecida como PRAM, ou Parameter RAM. Esse tipo de memória também pode ser resetada se necessário, para sanar alguns problemas do sistema.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
Psinformática © todos os direitos reservados.
Feito com K@k@rot0