O que é Firmware – Hardware

O que é Firmware – Hardware

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

/ Por K4k4r0t0

A palavra firmware se refere a um conjunto que inclui software e dados armazenados em um dispositivo de hardware (como uma memória ROM – apenas para leitura – ou Flash) de um computador ou outro equipamento, contendo informações sobre a operação do dispositivo em si, como suas intruções de operação e configurações de inicialização. É um conjunto de instruções programadas diretamente no hardware.

No geral, um firmware é escrito usando linguagens de programação como C, C++ ou Assembly, que permitem escrever programas que se comunicam de forma muito eficiente e rápida com o hardware.

O armazenamento em firmware se distingue de outros meios pelo fato de que os dados são armazenados de forma permanente, não sendo perdidos ao desligar o equipamento, além de não poderem ser apagados ou alterados pelo usuário sem o uso de softwares específicos.

Ainda assim, o firmware pode ser atualizado, como o emprego de programas criados especialmente para esse fim. No geral, o usuário ou técnico baixa a atualização de firmware do equipamento a partir do site do fabricante na Internet e realiza a instalação desta versão mais recente no dispositivo.

Exemplos de dispositivos que empregam firmware e que em alguns casos costumam ter atualizações disponíveis são:
Computadores
Roteadores banda larga
Smartphones
Máquinas de Lavar Roupa
Televisores
Consoles de Vídeo-Game
Storages de Rede
HDs externos e pendrives
Monitores de computador

Um exemplo clássico de firmware é a BIOS – Sistema Básico de Entrada e Saída – encontrada na placa-mãe de computadores pessoais, workstations e servidores.

Problemas de atualização de firmware


Uma atualização de firmware mal realizada ou não concretizada por resultar em um equipamento não mais capaz de funcionar, que costumamos chamar de bricked (“virou tijolo”, em tradução livre). Muitas vezes não é possível mais recuperar o equipamento quando um problema deste tipo ocorre, e por isso é crucial tomar o máximo de cuidado possível ao atualizar o firmware de um dispositivo qualquer.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
Psinformática © todos os direitos reservados.
Feito com K@k@rot0